A construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Tipo III no Gama foi autorizada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

A Portaria Conjunta nº 50, publicada nesta terça-feira (22) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), oficializou o início das obras, que estão orçadas em R$ 3,6 milhões e devem começar na primeira quinzena de novembro.

A unidade será erguida no Setor Norte da cidade pela empresa GP Construções e Reformas Ltda – EPP. O novo Caps terá uma área total de 741,23 m² em um terreno de 3.500 m².

De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) infraestrutura incluirá enfermarias adaptadas para pessoas com deficiência (PcDs), salas de atendimento individual e coletivo, além de áreas de convivência interna e externa com jardins.

O objetivo é criar um ambiente acessível e acolhedor, garantindo tratamento especializado e contínuo aos pacientes.

O diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite, destacou a importância da unidade para fortalecer o atendimento à população, enquanto a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, reforçou que a iniciativa é uma prioridade do governo, buscando proporcionar um atendimento mais humanizado.

“O novo Caps no Gama representa o compromisso do GDF em fortalecer a assistência à saúde mental, criando um ambiente mais humanizado e adequado para atender uma população que muitas vezes enfrenta dificuldades no acesso a esses serviços”, afirma Leite.