Palmas terá um segundo turno pela primeira vez e para os eleitores e eleitoras que não votaram no primeiro turno das Eleições 2024, é importante comparecer no 2º turno. Desde que esteja regularizado com a Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) informou que o eleitorado pode e deve participar do pleito.

Como para a Justiça Eleitoral, cada turno de votação é uma eleição independente, nada impede a participação no segundo pleito, mesmo que o eleitor ou eleitora tenha se ausentado no primeiro.

No próximo domingo (27), o eleitorado palmense, que ultrapassa os 200 mil, irá votar para eleger o novo prefeito ou prefeita de Palmas. Concorrem ao cargo o candidato Eduardo Siqueira (Podemos) e a candidata Janad Valcari (PL).

Ambos participaram do debate da TV Norte Tocantins, na última segunda-feira (21). Para assistir o embate na íntegra, você pode acessar o canal no YouTube da emissora.

Segurança no 2º turno das Eleições 2024

Para o segundo pleito em Palmas, o Governo do Estado realizará a Operação Eleições 2024. Coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle da SSP (CICCE) e conta com apoio do Tribunal Regional Eleitoral Tocantins (TRE/TO).

Participam da ação as Polícias Civil (PC), Militar (PMTO) e Penal, além do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro. Também fazem parte da operação a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

“A atuação integrada possibilita uma tomada de decisão mais rápida sempre que houver necessidade. O nosso objetivo é que tenhamos um segundo turno tranquilo, para que o eleitor palmense possa exercer a sua cidadania com segurança e sem qualquer intercorrência”, pontua o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira.

No caso da Polícia Civil, cerca de 30 agentes estarão disponíveis para atender as necessidades. Além disso, as três Centrais de Atendimento da Polícia Civil estarão funcionando.

Já a Polícia Militar destinará 300 policiais para atuarem em Palmas no 2º turno das Eleições 2024. Com 70 viaturas disponíveis, os militares realizarão policiamento nas áreas da votação e adjacências.

“Reforçamos o nosso efetivo e adotamos estratégias operacionais eficazes para assegurar a ordem e a tranquilidade durante todo o processo eleitoral. Nossa missão é proporcionar um ambiente seguro, onde cada cidadão possa exercer seu direito ao voto de forma pacífica e democrática, com plena confiança na atuação de nossa corporação”, enfatiza o comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa.