Ícone do site Portal Norte

Tocantins registra quase 400 mil descargas atmosféricas só em outubro

Número de raios no solo do Tocantins em outubro já é maior que o mesmo período do ano passado - Foto: Rafael Batista/Energisa - TO

Número de raios no solo do Tocantins em outubro já é maior que o mesmo período do ano passado - Foto: Rafael Batista/Energisa - TO

O início do período chuvoso no Tocantins está marcado pelas descargas atmosféricas. Só neste mês de outubro, até o último dia 23, foram registrados quase 400 mil raios do tipo nuvem-solo. Podendo apresentar riscos para a segurança e ao fornecimento de energia.

Esse número já é maior do que o foi registrado durante todo o mês de outubro de 2023, quando foram registradas 369,9 mil descargas atmosféricas no Tocantins.

“As mudanças climáticas estão trazendo impactos cada vez mais evidentes. As tempestades estão mais intensas e frequentes, com ventos mais fortes e maior incidência de raios. Essa nova realidade exige que todos estejamos mais preparados para lidar com o clima mais extremo”, comentou a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes.

Por conta dos riscos que os raios apresentam para a rede de energia elétrica, a concessionária Energisa Tocantins, pontuou dicas de segurança para o período chuvoso. Confira abaixo:

Em caso de ocorrências por falta de energia elétrica, os clientes podem entrar em contato por meio da Agência Digital ou via WhatsApp Gisa.

Sair da versão mobile