A Campanha de vacinação contra a influenza foi ampliada para toda a população não vacinada no Tocantins. Até o último dia 26 de outubro, o imunizante estava disponível apenas para aos grupos prioritários. Agora, a campanha segue enquanto estiver estoque, para todos acima dos seis meses de idade.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), informou que o motivo da ampliação é o baixo índice de cobertura vacinal. Além do alto estoque de vacinas influenza Trivalente na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI). Hoje, estão disponíveis 214.540 doses, fora o estoque nos 139 municípios.

Os números analisados até a última quarta-feira (24), apontam que o Tocantins alcançou 30,17% de vacinação nos grupos prioritários, sendo 31,31% no total.

Foram 25,69% de gestantes, 33,44% puerpérias, 54,57% de indígenas aldeados e 27,96% de idosos.

“Nós reforçamos a vacinação contra a influenza, considerando que é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população em geral, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, destacou a gerente de imunização da SES-TO, Diandra Sena.

Já os municípios é quem devem continuar com as ações de vacinação contra a influenza. Mesmo sendo ampliado para todas as pessoas acima dos seis meses de vida, a prioridade continua sendo os grupos indicados na campanha. Isso para que a meta de cobertura vacinal, seja alcançada.

Para aqueles que estão com baixo percentual de estoque, podem solicitar mais doses para a CEADI/SES-TO. Isso por meio Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES).