Ícone do site Portal Norte

Adolescente brasileira ganha Olimpíada e comemora: “Utilizei o conhecimento da minha bisavó”

Adolescente brasileira ganha Olimpíada e comemora: "Utilizei o conhecimento da minha bisavó"

Adolescente brasileira ganha Olimpíada e comemora: "Utilizei o conhecimento da minha bisavó". Foto: reprodução/Instagram @ced02_brazlandia

Hannya Duarte, jovem brasileira de apenas 14 anos destacou-se ao vencer a 12ª Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente regional, motivada a fazer a diferença em questões sustentáveis.

Estudante do 9° ano do Centro Educacional 02 (CED 02) de Brazlândia (DF), a jovem conquistou o primeiro lugar na categoria Produção de Texto representando a região Centro-Oeste. Reconhecida como uma aluna exemplar, ela credita parte de seu sucesso ao conhecimento transmitido por sua bisavó, que sempre foi uma inspiração em sua vida.

Projeto vencedor na Olimpíada e inspiração familiar

O cordel produzido pela estudante aborda o tema das plantas medicinais. Ela contou com o apoio de Elton da Silva, professor de recursos para altas habilidades na escola, que, junto com a professora Luana Nazaré, ofereceu todo o suporte necessário para o projeto.

A jovem explicou que sua bisavó, que sempre valorizou a natureza e a vida saudável, foi a grande motivação para o projeto. “Utilizei o conhecimento da minha bisavó, Orizia de Jesus, que era curandeira e benzedeira, e fiz um cordel porque engloba, também, os saberes do meu bisavô, Manoel Duarte, que era repentista, radialista e cantor em Recife”, relatou em entrevista ao Correio Braziliense.

Novos projetos

Atualmente, ela está entusiasmada com a produção de um livro de literatura juvenil, compartilhando cada etapa desse processo em seu perfil no Instagram, @hannya_poesias.

Com sua escrita, ela busca inspirar outras pessoas, mostrando que tudo é possível quando se acredita. “Você pode ter pessoas para te apoiar, mas precisa lembrar que ninguém fará por você; é você quem constrói o seu próprio futuro”, concluiu.

Por fim, a conquista da Olimpíada reafirma o talento dos jovens brasileiros e a importância de projetos voltados para a sustentabilidade. Podendo assim, evidenciar como a inspiração familiar pode se transformar em inovação que beneficia toda a sociedade.

Sair da versão mobile