Ícone do site Portal Norte

Enem 2024 teve aumento de 27% de inscritos confirmados, diz ministro da Educação

Enem 2024 teve aumento de 27% de inscritos confirmados, diz ministro da Educação

Enem 2024 teve aumento de 27% de inscritos confirmados, diz ministro da Educação. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Em visita à sala de monitoramento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (3), o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que houve um aumento no número de inscrições confirmadas nas provas em 2024.

“Nós tivemos um aumento comparado com 2022 e agora, no segundo ano do governo do presidente Lula, um aumento de aproximadamente 27% a mais de alunos inscritos confirmados para o Enem 2024. Temos toda as faixas etárias, mais de 60% são mulheres, e a grande maioria são jovens”, declarou.

Segundo o ministro, a maior adesão dos estudantes ao exame nacional tem relação com o sucesso do programa Pé de Meia do governo federal.

“A gente considera que isso é fruto também do efeito do programa Pé de Meia, um programa educacional com incentivo financeiro, que o aluno que fizer a prova hoje e no próximo domingo vai receber uma parcela a mais do Pé de Meia como estímulo, porque o Enem é a porta de entrada para o ensino superior”, seguiu.

Em comparação com o ano passado, o total representa um aumento de 12,5% em relação à quantidade registrada em 2023, quando foram 34.125 candidatos.

Importância da educação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também visitou a sala, montada pelo Ministério da Educação (MEC) na sede do Inep, em Brasília.

No local, ele deixou uma mensagem de boa sorte aos candidatos que realizam as provas nesta tarde e destacou a importância da educação para o avanço do pais.

“A educação é um símbolo de independência, de homem e de mulher. Do homem porque ele vai ter uma profissão vai poder ganhar mais, vai poder cuidar da sua família, vai poder viver mais dignamente. Da mulher porque a profissão, ela significa independência. A mulher não precisa se sujeitar a chatice de ninguém’, disse.

Lula e Camilo estiveram acompanhados da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e dos ministros Nísia Trindade, da Saúde, e Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.

Provas

Mais de 4,3 milhões de estudantes participam da primeira etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com início às 13h30 (horário de Brasília) e duração de cinco horas e meia, com término previsto para às 19h.

Segundo o ministro, todas as provas foram entregues até às 11h da manhã, conforme o horário previsto, sem ocorrências mais graves. Os portões foram abertos às 12h, e as provas se encerram às 19h.

Sair da versão mobile