Uma mulher, ainda não identificada, morreu eletrocutada, na tarde da última quinta-feira (21), após sofrer uma descarga elétrica enquanto lavava roupa em frente à sua residência em Cruzeiro do Sul, no Acre.
De acordo com informações iniciais, a vítima, que estava sozinha no momento do incidente, tocou inadvertidamente em um fio de energia.
Vítima morreu eletrocutada em cidade no Acre
Ao perceber a gravidade da situação, um vizinho correu para ajudar e usou um pedaço de madeira para afastar a vítima do fio energizado, tentando evitar maiores danos. Imediatamente, um morador do bairro foi até o quartel do Corpo de Bombeiros para acionar o resgate.
Chegando ao local, os bombeiros encontraram a mulher já sem sinais vitais. De imediato, iniciaram os procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP), na tentativa de reverter os efeitos da descarga elétrica.
Os moradores também acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que chegou ao local para dar continuidade ao atendimento. Os profissionais do Samu seguiram com o protocolo de reanimação por mais 30 minutos, mas, infelizmente, a mulher não resistiu.
A médica do Samu confirmou o óbito no local e encerrou as tentativas de salvamento. Além disso, o caso chama atenção para os riscos que envolvem a exposição a fios elétricos em áreas residenciais e a importância de medidas de segurança para evitar acidentes desse tipo.
Eletrodomésticos são a 2ª maior causa de acidentes elétricos
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) em 2024, os eletrodomésticos figuram como a segunda principal causa de acidentes envolvendo eletricidade no Brasil.
O executivo de Segurança, João Marcos Porfírio, destaca a necessidade de cuidados ao manusear aparelhos elétricos, especialmente em ambientes úmidos ou molhados. Ele alerta para o risco de choque elétrico ao utilizar equipamentos como a máquina de lavar roupa enquanto ainda conectados à tomada.
“A primeira recomendação é nunca colocar as mãos dentro da máquina de lavar roupa enquanto ela estiver ligada. Isso é ainda mais perigoso por ser um equipamento elétrico que entra em contato direto com a água”, explicou ao portal Tribuna Hoje.
Além disso, ele enfatiza que nunca se deve usar aparelhos como geladeiras ou máquinas de lavar com o corpo molhado ou descalço.
Outras recomendações incluem assegurar o aterramento adequado dos equipamentos elétricos e evitar o uso de extensões improvisadas, como ‘Ts’ ou benjamins, fios desencapados e dispositivos sem certificação de segurança.