Ícone do site Portal Norte

Portal Norte participa de encontro no Google Brasil reunindo a mídia digital de todo o País

Foto do auditório do Google Brasil, em São Paulo

Auditório do Google recebeu mais de 200 participantes no GNI Summit

O uso da inteligência artificial pelas redações, projetos de capacitação digital para jornalistas, laboratórios de transformação digital e vários cases de sucesso do ecossistema de mídia foram apresentados em mais uma edição do GNI Summit, o encontro anual promovido em São Paulo pela operação brasileira do Google News initiative.

O Portal Norte, que tornou-se em outubro parceiro do Google News no projeto Google Destaques, pela primeira vez foi convidado para participar do evento, que ocorreu na segunda (25) e reuniu mais de 200 organizações de mídia de todos os portes, vindas de todas as regiões do País.

Panorama da mídia digital

“Esse evento nos traz um panorama do que está acontecendo na mídia digital em várias áreas, como o uso de dados, da IA, das ferramentas de buscas, entre outros temas. Em um único dia conseguimos interagir com veículos de todos os portes, de todos os Estados. É um momento muito rico de troca”, resumiu Maria Luiza Borges, diretora de negócios digitais do Grupo Norte de Comunicação, responsável pelo Portal Norte.

O Instituto Projor, por exemplo, apresentou o projeto de indicadores de compromisso com o público, e os veículos que seguirem um número mínimo de boas práticas se credenciam a receber o Selo de Compromisso com o Público.

O Google apresentou um balanço de 2024 com os principais resultados de projetos executados em parceria com diversos veículos e institutos. Neste ano, a empresa investiu especialmente em iniciativas impulsionadas por inteligência artificial, reforçou suporte a pequenas e médias redações locais e regionais, e apostou em programas de capacitação com foco em diversificação de receita, sustentabilidade na indústria, e desenvolvimento de produtos digitais.

Um exemplo é a iniciativa de treinamento de jornalistas por meio da Rede FALA! que só neste ano treinou mais de 10 mil profissionais de imprensa em mais de 240 cidades de 23 estados do Brasil neste ano. A meta é chegar a 12000 até o final do ano.

Novos programas

Para 2025, novos programas foram lançados. O primeiro é a Jornada de Desenvolvimento de Produto Digital, voltado a ajudar redações a desenvolver e lançar produtos digitais de sucesso e que se alinhem com sua missão e objetivos de negócios. As inscrições estão abertas.

O segundo é o Laboratório de Dados e Monetização, que vai selecionar veículos para um mergulho em  portais de notícias que queiram otimizar suas ferramentas de análise e monetização.

Sair da versão mobile