João Marinho Neto, cearense de 112 anos, pode se tornar o novo ‘homem mais velho do mundo’, após a morte de John Tinniswood, anterior dono da marca, britânico que faleceu na última segunda-feira (25).

Antes dele, o homem mais velho do mundo, desde 2022 pelo Guinness, era o venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, que morreu em março deste ano aos 114 anos.

Portanto, o possível novo ‘homem mais velho do mundo’, o senhor João Marinho Neto, é da cidade de Maranguape, próximo a capital do Ceará, onde nasceu em 5 de outubro de 1912, logo se mudou para Apuiarés, onde agora mora em um lar de idosos.

“Ele mora lá e vive naturalmente bem, se alimenta bem, dorme bem, conversa, entende tudo, conhece todo mundo. Os filhos, ele conhece pela voz”, disse Marcos Vinícius, filho de João Marinho Neto, em entrevista ao G1. Ele formou uma família de sete filhos, 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos.

Recorde

Ademais, o grupo de pesquisadores LongeviQuest, referência no monitoramento e mapeamento de supercentenários pelo mundo, irá confirmar se ele irá ganhar o título.

Ele já é o homem mais velho da América Latina. Mas agora, também deve deter o posto mundial após a morte de John Tinniswood, que tinha 112 anos.

“Guiness World Records está entristecido em descobrir que John Tinniswood, o homem mais velho do mundo, morreu aos 112 anos […] Nossos sentimentos estão com a família neste momento”, publicou o livro de recordes em suas redes após o falecimento de John.

O Portal Norte abordou o falecimento do venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, saiba mais:

Considerado, desde 2022 pelo Guiness, o homem mais velho do mundo, o venezuelano Juan Vicente Pérez Mora morreu no dia 2 de abril de 2024, aos 114 anos.

Ademais, o homem nasceu em 27 de maio de 1909 em El Cobre, no estado de Táchira, Venezuela. A informação de sua morte foi confirmada por familiares e autoridades. Juan Vicente tinha 11 filhos, 40 netos, 18 bisnetos e 12 trinetos.

Em suas redes sociais, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, lamentou a morte do ‘homem mais velho do mundo‘.

“Envio meu abraço e condolências à sua família e a toda a população de El Cobre, estado de Táchira. Que Deus o receba em sua santa glória!”, disse Maduro.