Na última sexta-feira (29) o aluno Luíz Felipe Miranda conquistou o título de mestre nacional em xadrez. o título foi conquistado no Festival Regional Norte do Brasil da Criança e da Juventude (Fernoc e Fernoj), realizado na cidade de Marabá (PA).

Essa é a primeira vez que um aluno da rede pública de ensino conquista o título de mestre nacional em xadrez. Luíz Felipe se junta a outros cinco tocantinenses mestres em xadrez.

A consquita do título

O aluno da Escola Municipal Antônio Gonçalves de Carvalho Filho, foi à Marabá para participar do evento que reúne enxadristas de todo país, de diferentes idades, entre 6 e 20 anos, que disputam em categorias organizadas por faixa etária e gênero.

Além da consquita de Luíz Felipe, outros dois tocantinenses conquistaram esse título, sendo um de escola privada e outro de uma instituição de ensino superior. 

O professor e treinador de xadrez da Escola Municipal Antõnio Gonçalves de Carvalho Filho, Marcelo Suarte, comentou sobre o treinamento que os atletas da escola recebem “temos uma equipe de xadrez e toda semana treinamos, então já tem bastante tempo que a gente vem trabalhando com essa modalidade na escola”. Além do recem mestre de xadrez nacional, Luíz Felipe, o Tocantins conta com com cinco mestres nacionais.

Apenas Luiz Felipe é de uma escola pública municipal. Ele disputou na categoria sub-16, xadrez rápido e xadrez clássico. O professor Marcelo também comenta sobre as conquistas do mestre nacional de xadrez “O Luiz Felipe é também, atualmente, o campeão sub-15, campeão estadual sub-15, campeão estadual sub-18, campeão do jets de 15 a 17 anos, vice-campeão do circuito adulto de xadrez, campeão blitz, que é um bem rápido, campeão no clássico, campeão no rápido, são três motores.”