Na noite de segunda-feira (2/12), um policial militar foi gravado empurrando um homem de uma ponte para dentro de um córrego na região da Cidade Ademar, zona sul de São Paulo. O momento foi registrado em vídeo e tem causado grande repercussão.

Nas imagens, quatro policiais aparecem na cena. Enquanto um deles ajeita uma motocicleta caída próximo à mureta da ponte, outro segura pelas costas um homem vestindo camiseta azul. Em poucos segundos, o agente levanta o homem pelas pernas e o atira no córrego abaixo.

Veja o vídeo

Outro vídeo gravado posteriormente mostra o corpo de um homem, também trajando azul, boiando de bruços no mesmo córrego. No entanto, ainda não foi confirmada a identidade do corpo ou se é o mesmo homem lançado da ponte.

Os policiais envolvidos seriam membros do 24º Batalhão da Polícia Militar de Diadema, localizado na Grande São Paulo. O agente que aparece jogando o homem seria integrante das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam).

Investigação e Nota Oficial

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou uma nota condenando o comportamento dos policiais envolvidos. Segundo a SSP, assim que teve acesso às imagens, foi instaurado um inquérito policial militar para investigar o caso. Os agentes foram identificados e afastados de suas funções.

“A SSP repudia veementemente a conduta ilegal mostrada no vídeo. A instituição reforça seu compromisso com a legalidade e não tolera desvios de conduta”, conclui a nota oficial.