A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), divulgou edital para concurso público nacional, no Diário Oficial da União (DOU). Ao todo, são 1.027 vagas divididas entre cargos de assistente, técnico, analista e pesquisador. As vagas também estão disponíveis para o Tocantins com salário de até R$ 12.814,61.

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), será a banca organizadora. O prazo para inscrições será entre o dia 16 de dezembro de 2024 e sete de janeiro de 2025.

As provas objetivas e discursivas estão previstas a serem realizadas no dia três de março de 2025. As mesmas serão aplicadas as capitais do país, além das cidades que tem unidades da Embrapa.

As mais de mil vagas do concurso da Embrapa, são distribuídas em 189 áreas de atuação, chamadas de “opções” no edital, que pode ser acessado clicando aqui. Para o Tocantins estão disponíveis quatro vagas, todas em Palmas. O cargo é de pesquisador na área de ciências agrárias.

Os candidatos poderão escolher a opção na qual querem se inscrever, mas podem ser convocados para qualquer unidade da Embrapa. Ao todo, são 43 Unidades Descentralizadas.

Concurso vai atender todas a carreiras da Embrapa

  • pesquisador (cuja formação mínima exigida neste concurso é mestrado);
  • analista (com exigência de curso superior);
  • técnico (com exigência de nível médio);
  • assistente (com nível fundamental incompleto).

“Temos a satisfação de anunciar este novo concurso público, uma oportunidade que permitirá a entrada de novos talentos na nossa empresa. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a renovação e a valorização de profissionais qualificados, alinhados à nossa missão de promover inovação e excelência. Com este processo, esperamos atrair pessoas que, além de competências técnicas, compartilhem nossos valores”, celebra a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá.

O último concurso realizado foi há 15 anos.

“A realização do concurso da Embrapa vem repleta de expectativas de que, em breve, contaremos com mais profissionais e novos perfis que contribuam para os desafios atuais e futuros da Empresa e para o necessário avanço da pesquisa agropecuária tropical”, disse, reforçando que os perfis do concurso foram objeto de ampla análise interna junto com os gestores das Unidades e equipes das áreas de pesquisa e de suporte à área fim da empresa.