Ícone do site Portal Norte

Como economizar dinheiro? Veja 4 maneiras de fazer isso no dia a dia

Dinheiro perde espaço para o PIX como forma de pagamento preferida dos brasileiros - Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Economia é importante para manter o nome limpo e realizar grandes compras - Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Quem quer comprar uma casa, um carro ou se preparar para uma grande viagem enfrenta um desafio: economizar dinheiro. Para te ajudar a fazer uma reserva, o Portal Norte separou dicas essenciais que podem ser cumpridas no dia a dia.

1. Reduza o uso de cartão de crédito

Ter um cartão de crédito à disposição pode ajudar a sair de um sufoco, mas é necessário limitar o uso. Tente deixar a facilidade apenas para situações emergenciais ou compras planejadas de maior valor. O uso excessivo pode levar ao descontrole das dívidas, já que os juros rotativos das instituições financeiras costumam ser altos.

2. Monitore seus gastos

Procure manter um registro com todas as suas despesas diárias, pode ser um bloco de notas ou uma tabelinha do Excel, incluindo pequenos gastos como café ou lanches. A prática ajuda a identificar gastos desnecessários e garantir uma visão clara de como você está gastando seu dinheiro.

3. Programas de Fidelidade

Nos últimos anos, uma facilidade tem se tornado comum entre os usuários de cartões de crédito: os programas de fidelidade. Eles oferecem recompensas por compras frequentes. Lembre-se de comparar os preços antes de comprar produtos. A pesquisa pode resultar em economias significativas ao longo do tempo.

4. Compras planejadas

Planejar as compras, seja para aquele churrasco de domingo ou algo de maior valor, ajuda a evitar gastos impulsivos. Faça uma lista com os itens que precisam ser comprados e busque pagar à vista sempre que possível. Dessa forma, é possível não só conseguir descontos, mas evitar dívidas de alto valor nos cartões de crédito.

Dados do Serasa mostram que o número de endividados no Brasil teve um crescimento em outubro deste ano, chegando a 73,10 milhões de endividados – segunda maior marca de 2024.

O número também é maior em relação ao mesmo período do ano passado, que marcava 71,95 milhões. No total, as dívidas brasileiras chegam a R$ 402 bilhões. Por isso, planeje-se ao fazer grandes compras e evite ficar no vermelho.

Sair da versão mobile