Após ficar quase uma semana internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve alta hospitalar neste domingo (15). O presidente deve permanecer em São Paulo após a alta.
Lula deve retornar a Brasília na quinta-feira (19), de onde seguirá o acompanhamento médico.
Conforme o neurocirurgião Marcos Stávale, a equipe médica acompanhará a cicatrização dos pontos pós-cirurgia.
Roberto Kalil Filho, médico responsável pela equipe, explicou que, mesmo após alta, o presidente estará proibido de fazer atividades físicas. Apesar da restrição, Lula não está limitado de suas atividades cotidianas.
“O presidente teve um pós-operatório muito bom, dentro do que se esperava”, disse Kalil.
Em entrevista coletiva, neste domingo, o chefe de Estado agradeceu a equipe médica que o acompanha. Além disso, esclareceu que no momento da queda ele estava sentado, cortando as unhas da mão, quando se desequilibrou ao levantar, caiu e bateu a cabeça na banheira de hidromassagem.
O que aconteceu com Lula?
Lula foi submetido a uma cirurgia de emergência, na última terça-feira (10), para drenar um hematoma na cabeça, decorrente de uma queda que sofreu em outubro. O presidente precisou ficar internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Um dreno intracraniano foi colocado durante a cirurgia e retirado três dias depois.
Durante o período de internação hospitalar, Lula também foi submetido a um procedimento endovascular – embolização da artéria meníngea média.