A pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (18) pelo jornal Folha de S. Paulo, mostrou que a maioria dos brasileiros (69%) acredita que a democracia é a melhor forma de governo.
Apenas 8% consideram que um regime ditatorial pode ser aceitável em certas circunstâncias, enquanto 17% afirmam não fazer diferença se o governo é democrático ou autoritário. Outros 6% não souberam opinar.
O levantamento também investigou a percepção sobre o retorno de uma ditadura no Brasil.
Para 52% dos entrevistados, essa possibilidade não existe, mas 42% enxergam algum risco – 21% veem uma pequena chance e outros 21% acreditam em uma grande possibilidade.
A pesquisa abordou ainda o período entre a derrota de Jair Bolsonaro (PL) para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno de 2022, e a posse de Lula.
Segundo os dados, 68% dos brasileiros acreditam que houve risco de golpe naquele momento.
Desses, 43% consideraram o risco grande, 17% médio e 8% pequeno. Por outro lado, 25% não acreditam na possibilidade e 7% não souberam responder.
O levantamento foi realizado nos dias 12 e 13 de dezembro com 2.002 eleitores em 113 municípios, sendo considerado um retrato atual da opinião pública sobre a democracia no Brasil.