O expediente bancário será alterado nas próximas semanas devido às festividades de final de ano. As alterações afetam principalmente os dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro, com horários reduzidos e mudanças nas compensações bancárias.
Confira as informações essenciais para não perder prazos e evitar contratempos.
Horários de Funcionamento
- 24 de dezembro (véspera de Natal): O atendimento ao público será realizado apenas das 9h às 11h (horário de Brasília).
- 25 de dezembro (Natal): As agências estarão fechadas, e não haverá atendimento bancário.
- 31 de dezembro (véspera de Ano Novo): Não haverá expediente bancário, e as compensações financeiras, como a TED, não serão realizadas.
- 1º de janeiro (Ano Novo): Também será feriado, com as agências fechadas e sem operações bancárias.
Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, o funcionamento das agências será normal. As atividades retornam ao padrão habitual a partir de 2 de janeiro.
Compensação bancária e pagamento de contas
Em relação ao pagamento de contas, como água, luz e telefone, que vencerem em 25/12, 31/12 e 01/01, os clientes poderão quitá-las sem acréscimo de juros no dia útil seguinte.
Já para tributos e impostos, caso o vencimento ocorra durante o feriado, a recomendação da Febraban é antecipar o pagamento para evitar a cobrança de juros e multa.
Muitos tributos já têm datas ajustadas ao calendário de feriados, mas, caso não seja o seu caso, é possível agendar o pagamento nos caixas eletrônicos ou via canais digitais (sites e apps).
Soluções para evitar contratempos
Embora as agências estejam fechadas, os meios eletrônicos estarão disponíveis para realizar transferências e pagamentos. O PIX funciona 24 horas por dia, incluindo feriados, e é uma excelente opção para quem precisa fazer transações rápidas e seguras.
Além disso, clientes cadastrados no DDA (Débito Direto Autorizado) podem pagar boletos diretamente pelo sistema.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembra que os clientes podem utilizar os caixas eletrônicos e os canais digitais para resolver a maioria das pendências, como pagamentos e transferências.
Fique atento aos horários e, sempre que possível, antecipe os pagamentos para garantir que seus compromissos financeiros sejam cumpridos sem surpresas.
*Com informações da Agência Brasil