Ícone do site Portal Norte

Verão começa com previsão de chuvas irregulares e desafios climáticos

Previsões indicam chuvas abaixo da média em grande parte dos estados - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Previsões indicam chuvas abaixo da média em grande parte dos estados - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Neste sábado (21), o verão teve seu início, às 6h20 (horário de Brasília), trazendo mudanças climáticas rápidas ao Hemisfério Sul. A estação, marcada por dias mais longos e temperaturas elevadas, será influenciada por chuvas intensas e ventos fortes, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o Prognóstico Climático de Verão, o fenômeno La Niña, conhecido por causar chuvas intensas no Norte e Nordeste e secas no Sul do Brasil, terá uma duração mais curta nesta temporada. A probabilidade de sua influência varia de 60% entre janeiro e março para 40% entre fevereiro e abril de 2025.

Previsão de chuvas irregulares

A previsão climática aponta chuvas abaixo da média em grande parte do país, com exceção da região Norte, onde volumes acima da média são esperados. No Nordeste, as chuvas tendem a ser menos frequentes, mas localidades no noroeste da região poderão registrar volumes pontuais significativos.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as precipitações devem oscilar entre o normal e abaixo da média, enquanto no Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, os volumes podem ser inferiores a 400 mm, impactando o extremo sul do estado.

Segundo a meteorologista Maytê Coutinho, as condições oceânicas atuais podem agravar a irregularidade das chuvas.

“As águas mais quentes no Atlântico Tropical Norte e mais frias no Atlântico Tropical Sul formam condições para a manutenção da Zona de Convergência Intertropical atuando ao norte da sua posição média climatológica”, explica.

Impactos na economia e infraestrutura

As mudanças climáticas previstas para o verão podem afetar diretamente setores como a agropecuária, a geração de energia por hidrelétricas e o abastecimento de água. A irregularidade das chuvas em áreas estratégicas do país é uma preocupação para a manutenção dos reservatórios em níveis adequados.

Alerta para as próximas semanas

Com o verão recém-iniciado, as autoridades meteorológicas reforçam a necessidade de monitoramento constante das condições climáticas. A população e setores produtivos devem se preparar para um período de desafios relacionados às chuvas e altas temperaturas.

*Com informações da Agência Brasil e Inmet

Sair da versão mobile