Após a queda da ponte JK, as novas balsas começam a operar na terça-feira (31) para proporcionar a travessia da população dos municípios. Na terça-feira, as balsas devem ser utilizadas exclusivamente por pedestres, automóveis e caminhonetes.

A travessia para caminhões começará a partir de quarta-feira, 1º de janeiro.

Queda da ponte JK: descaso público

A queda da ponte JK, que ligava os municípios de Aguiarnópolis e Estreito, aconteceu no dia 22 de dezembro. Moradores e estudantes de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) denunciavam as péssimas condições da ponte que ligava as cidades muito antes do desmoronamento.

As reclamações eram feitas pelas redes sociais, como o caso do professor Edilson Brustolon, e por meio de trabalhos acadêmicos, como o feito por Alexssandro Teles. Edilson Brustolon chegou a alertar as autoridades locais um dia antes do desabamento.

O vídeo pode ser conferido através desta matéria do Portal Norte.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, durante entrevista ao programa O Povo na TV, evitou assumir sua responsabilidade pelo ocorrido. Ele afirmou que o momento “não é de apontar o dedo e encontrar culpados” e acrescentou que “não fizeram isso no período certo.”, mesmo com as inúmeras denúncias dos moradores, professores e estudantes.

Agora, mais de uma semana após a queda da ponte JK, o governador do Tocantins, junto com o Governo Federal e com as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), promovem a inauguração das balsas como medida temporária até a construção de uma nova ponte.

Busca por vítimas continua

As buscas por vítimas da queda da ponte continuam, com equipes de resgate dos bombeiros e da Marinha atuando no Rio Tocantins.

No último domingo (29) mais duas vítimas foram encontradas, o corpo do vereador Ailson Carneiro (PSD), do município de Novo Repartimento (PA). A equipe de mergulhadores já havia identificado o corpo de Elizângela Santos, 50, esposa do vereador, neste sábado (28).

Mais informações sobre o resgate do vereador e sua esposa podem ser encontradas nesta matéria do Portal Norte.

Ao todo, nove pessoas morreram e oito desapareceram. Uma das vítimas foi encontrada com vida. As equipes de resgate continuam em busca dos desaparecidos.