No último domingo (5), chuvas intensas atingiram Gurupi e deixaram diversos pontos da cidade alagados. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na UFT, as chuvas atingiram 80,8 milímetros e os ventos registraram 38 km/h.
O evento climático intenso não é o primeiro a atingir uma cidade tocantinense e causar estragos e alagamentos. A prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, começou o processo de limpeza e desobstrução de vias, calçadas e bueiros nas áreas mais afetadas pela intensa chuva.
O INMET continua com alerta de chuvas intensas para partes da região Norte do Brasil.
Chuvas intensas em Gurupi
Entre os locais mais impactados pelas chuvas intensas em Gurupi, estão a extensão do Parque Mutuca na Avenida Beira Rio, a Rua D (que conecta a Avenida Goiás aos setores Casego, União, Nova Fronteira e Malvinas) e a Avenida B, que dá acesso aos setores Santa Cruz, Santa Rita, Bela Vista e Alvoradas I e II.
Para tentar amenizar o impacto negativo que a tempestade causou na cidade, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, atuam limpando as galerias pluviais, desobstruem bueiros, removem terra e entulhos, retiram galhos de árvores caídas, além da manutenção de calçadas e meios-fios.
Além dos trabalhos de limpeza, a Defesa Civil Municipal continua com alertas para os moradores e motoristas sobre os riscos de alagamentos e a necessidade de redobrar a atenção em travessias de áreas críticas durante chuvas intensas.
As equipes de vistoria da Defesa Civil continuam com a avaliação sobre os impactos e danos causados pelas chuvas intensas.
Alerta para chuvas intensas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para vários estados do país, com destaque para a região Norte. O aviso valeu até 10h desta segunda-feira (6), para quase 200 cidades desses estados, e está classificado com nível laranja, que indica perigo.
Estão previstas chuvas de até 100 milímetros (mm) ao dia e ventanias que podem chegar a 100 quilômetros por hora (km/h). Há risco de falta de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Mais informações podem ser encontradas nesta matéria do Portal Norte.
Além disso, a população deve seguir dicas de segurança durante eventos climáticos extremos, como;
- Evite áreas de risco: não atravesse locais com correntezas ou águas de enchentes, pois elas podem esconder buracos ou fios energizados.
- Proteja documentos: mantenha documentos e itens essenciais em sacos plásticos.
- Fique atento a sinais de deslizamento: rachaduras em paredes, portas ou janelas emperradas e inclinação de postes são sinais de perigo.
Outras dicas e mais informações podem ser encontradas nessa matéria do Portal Norte.