Uma aeronave de pequeno porte caiu na manhã desta quinta-feira (09) na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. O acidente foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros e deixou uma pessoa morta, o piloto.
Detalhes do acidente
O avião, modelo 525 fabricado em 2008 pela Cessna Aircraft, tinha capacidade para sete passageiros e dois tripulantes. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com situação de aeronavegabilidade normal, mas não possuía autorização para realizar serviços de táxi aéreo.
Segundo informações preliminares, a aeronave saiu de Goiás por volta das 9h, próximo à divisa com Minas Gerais. O acidente aconteceu durante uma “excursão de pista”, situação em que o avião ultrapassa os limites da pista durante pouso ou decolagem. O impacto causou uma explosão, registrada por câmeras de segurança na região.
Vítimas e resgate
Havia cinco pessoas a bordo no momento do acidente. Quatro delas, sendo dois adultos e duas crianças, foram resgatadas com vida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas ao hospital. O piloto ficou preso nas ferragens e é uma das vítimas fatais.
Além disso, três frequentadores de uma pista de skate próxima ao local do acidente teriam sido atingidos por estilhaços. A informação ainda não foi confirmada.
Investigação em andamento
As autoridades investigam as causas do acidente. A combinação de dados do site Flightradar24 e relatos locais ajudarão a esclarecer o que levou à “excursão de pista” e à consequente explosão da aeronave.