O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva promove uma mudança significativa na Secretaria de Comunicação Social (Secom) com a demissão do secretário de Imprensa, jornalista José Chrispiniano.
A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (9) e faz parte de uma série de reestruturações na pasta, lideradas pelo novo ministro, Sidônio Palmeira.
Chrispiniano, que trabalhava ao lado de Lula desde 2011, quando o presidente deixou o cargo após dois mandatos consecutivos, foi responsável pela comunicação do Instituto Lula e, mais recentemente, pela gestão da conta oficial do presidente no X (antigo Twitter).
A demissão foi uma decisão tomada por Sidônio Palmeira após uma conversa com o ex-secretário, com o respaldo de Lula, que deu “carta branca” para o novo ministro reformular a equipe da Secom.
A substituição de Chrispiniano será feita por Laércio Portela, também jornalista, que já possui experiência no cargo.
Portela atuou como secretário de Imprensa da Secom no segundo mandato de Lula, sob o comando de Franklin Martins.
Ele atualmente ocupa a Secretaria de Articulação da Secom e deverá continuar no processo de reestruturação da pasta.
Sidônio Palmeira, embora ainda não tenha assumido formalmente a posição de ministro (sua posse está marcada para o dia 14), já iniciou mudanças na Secom, visando melhorar a comunicação do governo e garantir que as conquistas da gestão cheguem de forma mais clara à população.