Entre os mais de 3,2 milhões de participantes do Enem 2024, apenas 12 estudantes conquistaram a cobiçada nota mil na redação. Vindos de diversas partes do Brasil, esses alunos demonstraram domínio técnico, criatividade e a habilidade de abordar o tema de maneira brilhante.
Confira de onde são os estudantes que tiraram nota mil no Enem 2024:
- Alagoas – 1
- Ceará – 1
- Distrito Federal – 1
- Goiás – 1
- Maranhão – 1
- Minas Gerais – 2
- Pernambuco – 1
- Rio de Janeiro – 2
- Rio Grande do Norte – 1
- São Paulo – 1
Histórias que inspiram
De acordo com o G1, os estudantes jovens a veteranos de outras áreas, os alunos nota mil são um grupo diverso. Anna Beatriz Rebouças, de 21 anos, do Rio Grande do Norte, é um exemplo. Ela começou a fazer o Enem aos 15 anos como treineira e, agora, sonha com uma vaga em Medicina.
Outro destaque é Danilo Oliveira Batista, de 35 anos, do Maranhão. Apesar de já ser dentista, ele decidiu enfrentar o desafio do Enem para tentar cursar Medicina. “Reaprender conteúdos do ensino médio foi uma dificuldade, mas a dedicação valeu a pena”, relatou.
Camila Ellen Gonzaga, de 19 anos, de Pernambuco, também ficou entre os 12 aprovados. Ela compartilhou que, ao receber o e-mail do Inep com a notícia, pensou que fosse golpe: “Fiquei em choque!”.
A força da rede pública no Enem
Entre os 12 selecionados, apenas uma aluna da rede pública alcançou a nota máxima. Samille Malta, de 19 anos, de Virginópolis, Minas Gerais, destacou a surpresa e a alegria ao ver sua nota. Ela também almeja uma vaga em Medicina e atribui o sucesso ao foco nos estudos.
Ademais, outro exemplo de esforço é Rafael Assunção, de 27 anos, de Belo Horizonte. Estudante de Medicina em uma instituição privada, ele quer uma vaga em uma universidade pública para continuar seus estudos em melhores condições.
Treino, dedicação e foco
O professor de redação cearense Elivando Rodrigues, de 23 anos, decidiu usar o Enem como uma oportunidade para testar suas metodologias antes de aplicá-las aos alunos. Já Sabrina Ayumi Alves, de 18 anos, de Araçatuba, São Paulo, intensificou o treino de gramática e ortografia para alcançar o resultado desejado.
Por fim, Melissa Goelzer, 19 anos, aluna do Colégio Militar em Brasília, e Marina Vieira Almeida Lima, de 17 anos, de Alagoas, completam o seleto grupo. Ambas também compartilham o sonho de cursar Medicina, reforçando o objetivo comum entre os alunos nota mil no Enem.