Após uma série de desastres naturais, Mâncio Lima, no interior do Acre, teve sua situação de emergência reconhecida pelo governo federal na segunda-feira (18). 

Os vendavais, com ventos que chegaram a atingir 150 km/h, ocorreram em três ocasiões distintas, nos dias 4, 10 e 14 deste mês. 

Casas foram destelhadas e vários estabelecimentos comerciais sofreram danos. Estima-se que os prejuízos financeiros totais alcancem os R$ 500 mil.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

De acordo com informações da prefeitura, pelo menos 659 famílias foram diretamente afetadas pelos eventos climáticos.

Com o reconhecimento da situação, Mâncio Lima agora está apto a receber recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Eles serão destinados à realização dos reparos necessários e para prestar assistência às pessoas afetadas.

Conforme o governo estadual, uma equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) chega ao município ainda nesta terça(19) para dar apoio à população.

Situação de emergência

No dia seguinte ao segundo episódio, a prefeitura de Mâncio Lima emitiu um decreto declarando oficialmente a situação de emergência no município.

“A intensidade dos ventos que atingiram o município ocasionou uma destruição em diversas áreas terrestres situadas no perímetro rural de Mâncio Lima, que corresponde ao número 10 na escala de Beaufort, compreendendo ventos cujas velocidades variam entre 88 a 102,0 km/h, causando o desastre no dia 4 de setembro de 2023, às 15h15, com aproximadamente 15 a 20 minutos de duração”, diz trecho do decreto.

RELACIONADAS

+ VÍDEO: tempestades causam destruição em zona rural do interior do AC

+ Mulher de 31 anos morre em desabamento após ventania no interior do AC