Natural de Rio Branco, no Acre, Matheus Camilo é um jovem lutador de MMA de 22 anos que movido pela sua determinação, saiu da baixada da Sobral para brilhar no cenário internacional.
Matheus conta que tudo começou em um dia comum da sua infância, quando, ao assistir lutas de UFC com seu pai e amigos, se apaixonou pelo esporte que mudaria sua vida para sempre.
A convite dos amigos, ele participou de uma aula experimental em um projeto social no seu bairro, e ali começou a traçar seu destino como um lutador, mesmo com poucas condições financeiras.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Incentivo da família
Seu maior incentivador desde o início foi seu pai, e a medida que o tempo passava, amigos e apoiadores do esporte acreano uniram-se à jornada de Matheus para alcançar seu sonho.
Entretanto, o caminho do lutador foi marcado por uma tragédia que quase o fez desistir. Em 2020, enquanto já morava no Rio de Janeiro, Matheus perdeu seu pai para a Covid-19.
“Ali, o mundo e meus sonhos tinham acabado. Não queria mais lutar, e sim, trabalhar para poder ajudar minha mãe e meu irmão. Mas minha mãe chegou até mim e falou: “filho, volte para o Rio de Janeiro e vá buscar seus sonhos, por você, pela gente e pelo seu pai”.
Com esse apoio, Matheus decidiu continuar a lutar, e hoje ele está aqui, no auge de sua carreira. Mesmo a quase 6 mil km de casa, ele não deixa suas origens para trás.
Seu irmão, Lucas Camilo, compartilha com orgulho a jornada do lutador e o impacto que ela teve em suas vidas.
“No início, era apenas um hobby, algo que Matheus fazia por paixão. Então, ele começou a competir em campeonatos locais, vencendo todos eles. Foi nesse momento que ficou claro para todos que o MMA era mais do que um hobby; era um objetivo de vida real, um sonho que ele estava determinado a perseguir”.
Lucas conta que seu irmão já declarava, desde então, que seria um campeão mundial. “O sonho dele se tornou nosso sonho, e ainda é só o começo”, expressou ele.
Do Acre para o mundo
A oportunidade que mudou a vida de Matheus veio quando um amigo o convidou para lutar em Atlantic City, na Nova Jérsei (EUA). Ele aceitou o desafio e partiu para os Estados Unidos, onde vive há três anos.
Sua última luta foi no dia 17 de setembro, no Fury Fighting Championship 83, em Tulsa, Oklahoma, onde conquistou uma vitória por finalização no terceiro round, na categoria peso-pena.
Ele enfrentou o americano Dorian Ramos, um adversário duro, conhecido por seu queixo resistente e boas habilidades de Wrestling.
Com pouco mais de dois minutos restantes no terceiro round, Matheus aplicou um estrangulamento por triângulo em Ramos, que não conseguiu escapar, consolidando sua vitória.
Nesta temporada, o jovem atleta acreano já acumula três vitórias no MMA profissional, incluindo uma sobre o americano Alberto Romo no Xtreme Fight.
Rumo ao UFC
Matheus não esconde sua ambição e determinação. Ele acredita que o UFC está próximo e está ansioso para representar o Brasil e o Acre no mais alto nível do MMA. Sua fé em Deus e a confiança em seu talento o mantêm firme na busca.
“Eu sei que ano que vem será o meu ano. Sei que o UFC está próximo, talvez o quanto antes eu esperar. Tenho apenas 22 anos e tem muita coisa para acontecer. Vou apenas curtir esse processo e esperar o tempo de Deus”.
Para todos aqueles que almejam algo, Matheus tem um conselho:
“Nunca desista dos seus sonhos. Busque-os, trabalhe duro, tenha fé e coloque Deus na frente de tudo. Tudo é possível. Você é capaz!”
Matheus Camilo é um verdadeiro exemplo do espírito de luta e determinação do Acre, o único estado cujo povo lutou para ser brasileiro.
Ele nos lembra que, não importa de onde você venha, seus sonhos são o que importa, e com dedicação e fé você pode alcançar o impossível.
Para acompanhar a rotina de Matheus e seus próximos desafios, siga-o no Instagram (@matheuscamilomma).
RELACIONADAS
+ Atleta do Acre ganha destaque na natação dos Jogos da Juventude