O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, anunciou o lançamento do portal de cadastramento do Auxílio Recomeço do Empreendedor, na quarta-feira (27).

A iniciativa é destinada a apoiar os comerciantes que sofreram as consequências das enchentes do rio Acre e das enxurradas dos igarapés em março deste ano. 

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O cadastro para receber o auxílio poderá ser realizado até o dia 13 de outubro, por meio do site Recomeço.

Para os comerciantes que possuem CNPJ, o auxílio pode chegar a R$ 4 mil, enquanto aqueles que não têm registro de pessoa jurídica poderão receber até R$ 2 mil.

Os comerciantes devem incluir na documentação do cadastro as provas do dano causado pelas enchentes para ter acesso aos recursos financeiros.

Comerciantes da capital afetados pela enchente receberão auxílio; saiba mais
A iniciativa foi lançada nesta quarta-feira (27) – Foto: Val Fernandes/Assecom

A ação foi desenvolvida em colaboração com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), que fez o levantamento dos pequenos empresários prejudicados pelas inundações.

“A quantidade de pessoas, empresários e empreendedores que passaram uma vida para conseguir e, de repente, viram tudo sendo levado pela água. É claro que o que vamos ressarcir não será todo prejuízo, mas é uma forma de a prefeitura dizer que estamos aqui e queremos ajudar”, afirmou o prefeito.

Em março de 2023, aproximadamente 75 mil pessoas foram atingidas pela enchente do Rio Acre, e mais de 15,4 mil tiveram que deixar suas casas. 

Ao todo, 42 bairros na zona urbana de Rio Branco foram afetados pelas cheias do rio, além de 27 comunidades rurais.

RELACIONADAS

+ Janja e ministros visitam cidade afetada por enchentes no RS

+ Líbia esvazia cidade e busca por 10 mil desaparecidos após enchentes

+ Ciclone extratropical no RS deixa 4 mortos e mais de 200 desalojados