O Dia da Pessoa Idosa, comemorado no dia 1º de outubro, foi celebrado com programação especial pelo Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEDI/AC), em Rio Branco, no Acre.
As comemorações, que começaram nesta segunda-feira (2), incluem uma série de atividades a partir das 8h.
Na terça (3), elas acontecem na quadra do bairro Calafate.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Já no dia 5 de outubro, estão previstas palestras, assistência médica, dança e outras atividades no Theatro Hélio Melo.
O evento se encerra no dia 6 de outubro, no Horto Florestal, com conversas, brindes e maior aproximação da população com a causa do idoso.
O presidente do CEDI/AC, Tupinambás Lima, destaca o papel fundamental do conselho como defensor dos direitos dos idosos em todo o país.
“O Conselho é um verdadeiro guardião do Estatuto do Idoso, buscando assegurar os direitos dos idosos e defender políticas públicas”, afirma Tupinambás.
A coordenadora de saúde do conselho, Marise Lucena, fala sobre a importância de uma atenção básica fortalecida e da preparação da Saúde para atender aos idosos.
Ela reafirmou a importância de lembrar as questões relacionadas aos idosos, que muitas vezes são esquecidos.
“É uma alegria poder alcançar a terceira idade de forma saudável, e é isso que buscamos para todos os nossos idosos: qualidade de vida e respeito”, destacou Lucena.
Aumento da população idosa
Tupinambás faz um apelo ao poder público para que reconheça o aumento da população idosa e a necessidade de se preparar para atender às suas demandas.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil está mais madura.
De 2012 a 2021, a quantidade de pessoas com 60 anos ou mais passou de mais de 22 milhões para mais de 31 milhões, crescendo 39,8% no período.
Segundo o IBGE, a parcela idosa da população acreana subiu para 9,8% em 2022. Dez anos antes, em 2012, o percentual era de 6,4%.
Sobre o CEDI/AC
O Conselho do Idoso está localizado na Casa dos Conselhos, na Estação Experimental, ao lado da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH).
É um local onde se busca apoio e orientação para as questões relacionadas à terceira idade e qualquer pessoa pode participar das reuniões.
Para denunciar casos de maus-tratos, ligue (68) 3227-4269 ou mande sua denúncia para o e-mail conselhoidoso.ac@gmail.com.
RELACIONADAS
+ MDHC lança campanha “Envelhecer é o Nosso Futuro”
+ DF: número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes em 2030