O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) do Governo Federal anunciou, na quarta-feira (4), que vai acionar usinas termelétricas no Acre e em Rondônia.
Serão ativadas as Termonorte I e Termonorte II, localizadas em Porto Velho, para garantir o fornecimento de energia elétrica.
A medida foi tomada durante uma reunião do CMSE em Brasília, devido à persistente seca que afeta a Região Norte do Brasil.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia, foi suspensa devido ao nível do rio estar 50% abaixo da média histórica.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o mês de setembro foi marcado por um déficit de chuvas na bacia Amazônica, marcando o período de seca dos rios.
O CMSE então recomendou à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) que reconheça a situação de escassez hídrica no Rio Madeira.
O Comitê também solicitou ao Ministério de Minas e Energia (MME) que coordene estudos para avaliar a resistência do sistema elétrico nos estados.
Seca e mudanças climáticas
A seca extrema já afetou cerca de 500 mil pessoas no Amazonas, no Acre e em Rondônia.
No Amazonas, quase 60 municípios estão em situação de emergência decretada pelo governo estadual.
O fenômeno El Niño e o aquecimento do Atlântico Tropical Norte têm contribuído para a redução das chuvas na Amazônia.
RELACIONADAS
+ Energisa Acre alerta para cuidados com eletricidade em dias quentes
+ Roraima Energia fará testes em Usina Termelétrica neste feriadão
+ Manaus inaugura maior usina de energia solar da região Norte do país