A única empresa de transporte público que opera em Rio Branco, Ricco Transportes, comunicou à prefeitura a devolução de 13 linhas.
A empresa busca a repactuação do contrato, somando subsídios e aportes financeiros que ultrapassam os R$ 10 milhões desde o início da operação.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) contesta, alegando que a retirada dos ônibus deve ocorrer somente após 30 dias.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A gestão esclarece que o comunicado tem vigência nos 30 dias após sua redação, negando a paralisação das linhas a partir desta segunda-feira (13).
Ao Portal Norte do Acre, o secretário municipal de Gestão, Jonathan Santiago, confirmou o pedido de repactuação do contrato.
“Isso é algo comum na administração pública. O município recebeu, analisou e entendeu que, de fato, havia necessidade de ampliar o valor do subsídio. Então, só há dois caminhos: ou amplia o valor da tarifa ou amplia o subsídio. Ampliar o valor da tarifa vai cair nas costas do trabalhador, então, o prefeito entende que isso não é justo. O justo é ampliar o valor desse subsídio para que toda a sociedade possa participar dos custos da empresa, por meio de impostos. Esse contrato deve ser reajustado porque subiu o preço do diesel, temos custos de pneus e da própria manutenção, então foi um consenso”, disse Santiago.
O secretário afirmou que ainda esta semana sairá o edital de um novo processo licitatório de caráter definitivo para empresas de todo o Brasil.
Subsídio
A prefeitura argumenta que o subsídio pago à Ricco Transportes não é repassado integralmente, mas conforme a média mensal de usuários.
As linhas afetadas, que atendem diversos pontos da capital, somam 42 veículos, gerando preocupação para os usuários.
Com uma média de 1,1 milhão de embarques, a prefeitura calcula os valores.
O projeto de ampliação do subsídio está programado para votação na próxima semana, para evitar a suspensão imediata das linhas.
As linhas da lista informada pela Ricco são:
- Mocinha Magalhães
- Sobral
- Fundhacre
- Calafate
- Conj. Esperança
- Jequitibá
- UFAC
- Universitário
- Jorge Kalume
- Aeroporto/Aquiles Peret
- Ufac/Rodoviária
- Ifac/Universidades
RELACIONADAS
+ Sem gratuidade, Rio Branco disponibiliza mais 9 ônibus nos dias de Enem
+ Prefeitura reage à venda irregular de casa popular em Rio Branco
+ Avenida Ceará terá rota alternativa durante obra de viaduto em Rio Branco