Um protesto peculiar foi registrado nesta segunda-feira (8), populares de Xapuri, no interior do Acre, se reuniram para “celebrar” os cinco meses de inatividade da balsa no município.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A manifestação contou com bolo e refrigerante, mas apesar do bom humor dos moradores, pelo menos duas mil pessoas que dependem desse meio de transporte diariamente reivindicam por uma resposta do poder publico do estado.

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), entregou no mês de setembro do ano passado, uma nova balsa para efetuar a travessia de pedestres, veículos e cargas, no Rio Acre.

Porém, o equipamento que serviria para atender a uma antiga reivindicação dos moradores do Bairro Sibéria, ainda não está em uso, e continua atracada na beira do barranco.

André Araújo, um dos organizadores, expressou indignação:

“Uma falta de respeito aos moradores de Xapuri, da Sibéria, e 70% da população depende dessa balsa. Mandaram uma nova e está há cinco meses encostada virando museu, uma desconsideração aos nossos impostos.”

Indagado sobre como os moradores estão se locomovendo, Araújo explicou que a balsa antiga é a alternativa utilizada diariamente, mas o temor de alagamento e o risco de uma tragédia são constantes. Desde agosto, a balsa antiga está parada sem explicações sobre a situação.

“A balsa velha o dia todo vive querendo alagar […] está se tornando um pânico entrar nela e afundar. Ela tem um motor-bomba ligado direto, tirando água dela. É todo o tempo com água dentro. A situação é difícil, complicada. Tá virando pânico na população de nós, xapurienses, tanto daqui como da Sibéria, que dependem dessa balsa, é você entrar nela e ela afundar, e você morrer em cima dela”, concluiu Araújo, destacando a gravidade da situação para os habitantes locais.

Confira a nota na íntegra

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), informou que tem garantido condições necessárias de segurança de trafegabilidade no transporte fluvial no rio Acre, em Xapuri, esclarecendo que a nova embarcação encaminhada ao município deve passar por ajustes essenciais, para em breve iniciar operações.

Além disso, o Deracre ressaltou que os moradores de Xapuri contam com duas embarcações que têm dado total apoio para que o transporte hidroviário da região não seja prejudicado. “Serviços essenciais como saúde, segurança e alimentação não estão comprometidos”, conclui a nota.

RELACIONADAS

+ VÍDEO: No Acre, homem é morto a tiros após agredir a mulher e esfaquear populares

+ Homem é detido por populares na hora em que cometia estupro em RR