Representantes de secretarias e órgãos do Gabinete de Crise de Seca e Estiagem 2024 do governo do Acre se reuniram para debater ações que busquem minimizar a baixa qualidade do ar.
O encontro, que foi realizado na Casa Civil nesta terça-feira (10), contou ainda com a participação de pesquisadores da Universidade Federal do Acre (Ufac) e representantes de diversas instituições ambientais.
Durante a reunião, a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, destacou o papel crucial desempenhado pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma).
Ele é responsável por monitorar os focos de queimadas e a qualidade do ar, fornecendo dados essenciais para que o governo possa tomar decisões estratégicas.
“Entendemos que a situação no Acre pode se prolongar, e por isso estamos buscando alternativas para mitigar os danos. Portanto, consolidar os dados de cada eixo de atuação é fundamental para que possamos trabalhar juntos na análise e combate aos fatores que prejudicam a qualidade do ar. Já temos um plano emergencial, voltado para proteger a saúde da população e, ao mesmo tempo, minimizar os impactos ambientais”, afirmou Julie.
Parcerias estratégicas
Além disso, o ecólogo e cientista ambiental Foster Brown, da Ufac, enfatizou a importância da colaboração entre instituições para garantir respostas mais eficazes.
“A tendência é que o cenário se agrave. Estamos trabalhando com a Defesa Civil e repassando os dados coletados por sensores de qualidade do ar, instalados em todo o estado, em parceria com o Ministério Público. Agora, precisamos unir esforços para antecipar os problemas e aumentar a resiliência da sociedade”, ressaltou Brown.
Outro ponto abordado foi a participação do professor e médico Osvaldo Leal, também da Ufac. Ele mencionou a recente reinstalação do Comitê Científico de Crise, coordenado pela reitora Margarida Aquino.
O comitê já está contribuindo com recomendações à comunidade acadêmica. “Nossa participação no Gabinete de Crise reforça a importância do esforço coletivo necessário para enfrentar essa situação crítica”, concluiu Leal.
Por fim, as discussões do encontro ressaltaram a urgência de medidas integradas que sejam capazes de combater os efeitos da seca e melhorar as condições de vida da população acreana diante dessa grave crise ambiental.
Qualidade do ar faz governo suspender as aulas em 7 municípios
O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação, anunciou uma nova suspensão das aulas devido à alta concentração de fumaça.
O anúncio foi feito pelo secretário de Educação, Aberson Carvalho, que destacou a necessidade de preservar a saúde dos estudantes e profissionais da educação.
A decisão abrange as escolas de 7 municípios.
Representantes de secretarias e instituições se reuniram para debater ações que busquem minimizar a baixa qualidade do ar
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.