Ícone do site Portal Norte

Qualidade do ar em Rio Branco atinge níveis críticos nesta segunda (23)

qualidade do ar rio branco-capa

A qualidade do ar em Rio Branco foi classificada como “péssima” - Foto: Pedro Devani/Secom-AC.

O aumento das queimadas no Acre tem comprometido a qualidade do ar em várias cidades, incluindo a capital, Rio Branco, que amanheceu nesta segunda-feira (23) envolta em fumaça.

O Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (SELVA) classificou a qualidade do ar em Rio Branco como “péssima”.

As medições revelam que a concentração de partículas no ar oscila entre 377 e 555 micrômetros por metro cúbico (µg/m³). A classificação “péssima” se aplica quando os níveis estão entre 125 e 160 µg/m³, o que indica que os índices na capital ultrapassam esse limite.

Além disso, dados divulgados na sexta-feira (20) pela plataforma IQAir, que monitora o Índice de Qualidade do Ar (IQA) em todo o mundo, mostram que a poluição em Rio Branco está 96 vezes acima do permitido.

Qualidade do ar nos municípios

Diferente da capital, Rio Branco, muitos municípios do Acre apresentam uma qualidade do ar considerada “boa” e “moderada”. As cidades com os seguintes índices de poluição são destacadas:

Para contextualização, a classificação “boa” é atribuída a níveis de poluição entre 0 e 25 µg/m³, enquanto a categoria “moderada” abrange concentrações de 25 a 50 µg/m³.

Acre registra mais de 5 mil focos de incêndio em 2024

O estado do Acre contabilizou 5.073 focos de queimadas entre janeiro e setembro de 2024, de acordo com o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac). O total representa 77% do número de queimadas registradas durante todo o ano de 2023.

Os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o atual registro já supera o total de 1.466 focos contabilizados no mesmo período do ano anterior.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.

Sair da versão mobile