O nível do Rio Acre volta a baixar na capital, Rio Branco, atingindo 1,83 metro nesta terça-feira (22). Conforme dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), a marca é seis centímetros menor que a registrada na segunda-feira (21), quando o rio estava na cota de 1,89 metro.
Apesar da queda constante, as previsões indicam que as chuvas devem predominar ao longo da semana.
O portal O Tempo Aqui prevê a possibilidade de temporais e a chegada de uma onda polar, o que pode impactar as temperaturas na região, que devem oscilar entre mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 31°C a 33°C.
Em setembro deste ano, o Rio Acre registrou seu nível mais baixo na história, com apenas 1,23 metro no dia 21.
Além da capital, o nível do rio também baixou em outras localidades, como Porto Acre, Assis Brasil e Riozinho do Rola. As medições, no entanto, podem variar de acordo com o horário de coleta dos dados.
Nível do Rio Acre se aproximou dos 3 metros
As chuvas em Rio Branco e em toda a bacia do Rio Acre fizeram com que o manancial desse um “salto” nos últimos dias.
Conforme medição da Defesa Civil, no dia 16 de outubro, o nível era de 2,94m. Isso representa quase trinta centímetros a mais do que a medição do dia anterior, que era 2,68.
Apesar do maior volume de água, a Defesa Civil alertou que existia a possibilidade de oscilação no manancial.
No entanto, a chegada da época que representa o início das chuvas amazônicas deixa para trás a fase mais crítica, que fez com que o Rio Acre chegasse ao menor nível da história (1,23m) no mês passado.