Ícone do site Portal Norte

Rio Acre passa dos 3 metros, mas fim da seca ainda é incerto; relembre pior cota

rio acre seca-capa

Essa é a primeira vez desde 24 de maio que o manancial atinge essa cota - Foto: Odair Leal/Sesacre.

O Rio Acre superou, nesta quarta-feira (30), a marca dos três metros em Rio Branco, com 3,43 m às 6h, conforme informações da Defesa Civil Municipal. Essa é a primeira vez desde 24 de maio que o manancial atinge a cota, quando marcou 3,02 metros, indicando uma leve recuperação após meses de estiagem.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, considera o aumento do nível do rio Acre um sinal positivo, mas alerta que isso não significa o fim da seca que aflige a região. “Não podemos garantir ainda; é precoce afirmar que estamos tendo uma trégua na seca”, declarou Falcão.

Ele esclareceu que, apesar do início das chuvas, elas ainda são insuficientes para sanar os problemas de abastecimento.

“Continuamos fazendo abastecimento de água nas comunidades rurais, atendendo mais de 30 mil pessoas”, ressaltou, lembrando que várias áreas permanecem sem acesso adequado à água.

Instabilidade nos níveis do rio

A instabilidade no nível do rio é evidente, com vazantes em outras áreas da bacia hidrográfica. Isso sugere que a cota pode voltar a cair em breve. “Hoje, por exemplo, não temos mais água para chegar aqui”, afirmou Falcão.

Ademais, o coordenador indicou que o nível do rio poderá recuar para a marca dos dois metros nos próximos dias.

Este ano, o Rio Acre registrou a menor cota de seca da história desde 1971, com apenas 1,23 metro em 21 de setembro.

Por fim, as previsões meteorológicas indicam que novas chuvas devem ocorrer no próximo sábado (2). O fenômeno pode ajudar a estabilizar o nível do rio e amenizar os efeitos da estiagem na região.

Sair da versão mobile