O deputado federal do Acre, Ulysses Araújo (União Brasil), utilizou suas redes sociais no domingo (10) para criticar o filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello.
Na publicação, o parlamentar anunciou que fará campanha contra a produção, que é a representante do Brasil no Oscar 2025. A crítica de Araújo veio após a declaração de Fernanda Torres, protagonista do filme, sobre o potencial de a obra tocar pessoas de diferentes espectros políticos.
“Não adianta querer me emocionar. Eu não vou nessa porcaria e ainda faço campanha para ninguém ir. Pensa que todo mundo é otário… Besta ‘que só’ ela”, afirmou o deputado.
Sobre o filme “Ainda Estou Aqui”
Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o filme “Ainda Estou Aqui” narra a história de Eunice Paiva, uma dona de casa que se transforma em ativista de direitos humanos após a prisão e desaparecimento de seu marido, Rubens, um político influente, em 1970.
A trama acompanha sua luta para descobrir o destino do marido, enquanto desafia a repressão brutal do regime militar.
Interpretada por Fernanda Torres, Eunice protagoniza um drama de resistência, com o ator Selton Mello no papel de seu companheiro de jornada. A atriz Fernanda Montenegro faz uma participação especial.
O longa, dirigido por Walter Salles, marca a terceira colaboração entre o cineasta e Torres, que já haviam trabalhado juntos em Terra Estrangeira (1995) e O Primeiro Dia (1998).
O diretor de Central do Brasil (1998) teve o filme escolhido para representar o Brasil na corrida pelo Oscar 2025. Ele superou seis outros títulos na pré-seleção da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA).
“Ainda Estou Aqui” tem ganhado destaque após vencer o Festival de Veneza 2024 na categoria Melhor Roteiro. O filme também foi citado por veículos internacionais como Variety e The Hollywood Reporter como uma forte aposta para o Oscar 2025.
Por fim, as possíveis indicações ao prêmio incluem Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz para Fernanda Torres e Melhor Ator Coadjuvante para Selton Mello.