Ícone do site Portal Norte

Inédito! Artesã acreana é convidada para figurar em catálogo internacional de artistas; confira

Artesã acreana catálogo artistas-capa

No catálogo internacional de artistas Guia Homo Faber, a artesã acreana é apresentada com um mini currículo - Foto: Fernando Menezes/Sete-AC.

A artesã acreana Rodney Paiva Ramos foi convidada a integrar o Guia Homo Faber, um catálogo internacional de artistas mantido pela Fundação Michelangelo para a Criatividade e o Artesanato, com sede em Genebra, Suíça.

Conhecida por utilizar sementes e palmeiras na criação de biojoias, ela agora faz parte da curadoria da organização, que destaca trabalhos de artistas de várias partes do mundo. As obras de Rodney estão disponíveis no site oficial da fundação.

Em entrevista ao portal oficial do governo, a artesã destacou o significado de seu reconhecimento:

“Para mim, quando citam um artesão, todos ganham. E saber que nosso estado tem mulheres empreendedoras, artesanato de qualidade e eu estou representando esse grupo é muito importante”, pontuou.

Colar inspirado em adereço indígena, confeccionado com madeira e sementes de tucumã – Foto: Fernando Menezes/Sete-AC.

Prêmios e reconhecimentos da artesã

Rodney já recebeu apoio de iniciativas da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e do Sebrae/AC.

Em 2012, ficou com o 2º lugar no prêmio de Reconhecimento de Excelência da Unesco e, em 2016, venceu o Prêmio Top 100 Sebrae de Artesanato. No ano seguinte, a artista ganhou uma premiação na etapa estadual do Prêmio Mulher de Negócios do Sebrae.

O catálogo internacional de artistas Guia Homo Faber apresenta a artesã acreana com um mini currículo, fotos de suas peças, e detalhes sobre os materiais usados na confecção das biojoias e objetos de decoração.

O portfólio da artesã apresenta um colar confeccionado com sementes de palmeira e açaí – Foto: Fernando Menezes/Sete-AC.

Rodney e seu marido, Valdeci da Silva, gerenciam o empreendimento Biojoias Cores da Mata, que comercializa suas produções. A marca utiliza madeiras reaproveitadas de marcenarias e sementes coletadas por moradores da zona rural, gerando uma fonte de renda adicional para essas famílias.

Em dezembro, Rodney participará da Expoartesanías 2024, em Bogotá, Colômbia. O evento visa promover o artesanato tradicional da América Latina, oferecendo mais uma oportunidade de visibilidade internacional para o artesanato acreano.

“Muito orgulho e gratidão por todo o trabalho feito nesses mais de 20 anos”, concluiu a artesã.

Sair da versão mobile