O detento Fábio Roberto Marques Brandão, que havia fugido na última segunda-feira (25) do Polo Moveleiro, em Rio Branco, foi localizado e preso novamente nesta quinta-feira (28).
Ele permaneceu três dias foragido até ser encontrado pela Polícia Militar no bairro Esperança.
Segundo o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), a fuga foi percebida durante uma ronda realizada pelos policiais penais no local de trabalho.
Brandão, que cumpria pena na Unidade Prisional 4 (UP4) e tinha autorização para trabalho externo, não foi localizado no posto de trabalho nem nas proximidades do espaço.
A recaptura foi confirmada pelo Iapen-AC apenas na noite de quarta-feira (27).
Seis fugas em 2024 preocupam autoridades
Com a fuga de Brandão, o número de escapadas registradas em 2024 em unidades prisionais do Acre já soma pelo menos seis.
Fugas anteriores de presídios do Acre
No dia 13 de abril, em Cruzeiro do Sul, 12 presos abriram um buraco em outra cela e fugiram. Quatro foram recapturados logo depois, mas oito continuam foragidos.
Em julho deste ano, também no presídio de Cruzeiro do Sul, quatro detentos cavaram um buraco na cela 322 para fugir. Entre eles, estava Adelcivane Gomes de Azevedo, que já havia escapado outras vezes.
Em 8 de agosto, seis presos escaparam da cela 20 do Pavilhão A, no Complexo Penitenciário de Rio Branco. Eles quebraram uma parede que dava acesso à área de banho de sol e pularam o muro. Até agora, três deles permanecem em liberdade.
No dia 9 de setembro, dois detentos fugiram do Presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul. Adelcivane Gomes de Azevedo e Rodrigo Duarte Gomes escaparam ao abrir um buraco na laje da cela 12. Gomes, condenado por feminicídio e outros crimes, foi encontrado morto seis dias depois. Azevedo segue foragido.