O governo do Acre, por meio da Secretaria de Administração (Sead) e da Secretaria de Educação e Cultura (SEE), anunciou nesta segunda-feira (2) o cancelamento de uma das etapas do concurso público realizado no domingo (1º).

A decisão veio após diversas denúncias de irregularidades durante a aplicação das provas.

Motivos para o cancelamento

Segundo o governo, a empresa contratada para organizar o certame não forneceu os documentos necessários para esclarecer os problemas relatados, o que motivou o cancelamento da etapa.

Um novo cronograma será divulgado em breve para dar continuidade ao concurso.

Inicialmente, a SEE havia informado, no domingo à tarde, que aplicaria uma nova prova em 15 de dezembro apenas para os candidatos da Escola Djalma Teles, em Rio Branco, onde os problemas ocorreram.

Contudo, na segunda-feira, o governo decidiu cancelar toda a etapa do concurso para garantir a igualdade de condições para todos os participantes.

Relatos de desorganização no dia da prova

Candidatos a vagas de professor de educação física enfrentaram um cenário de caos na aplicação das provas. No local, faltaram cadeiras, o que gerou tumulto entre os participantes.

A confusão foi tão intensa que uma coordenadora da SEE responsável pela aplicação das provas precisou de atendimento médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Além disso, um vídeo registrou uma representante da SEE cancelando as provas no local e dispensando os participantes. A medida acabou prejudicando candidatos inscritos para as vagas de professor de educação física e biologia.

Veja vídeos:

Próximos passos

O governo se comprometeu a divulgar em breve um novo cronograma para o concurso, assegurando que as falhas sejam corrigidas.

Os candidatos devem ficar atentos às atualizações divulgadas nos canais oficiais da Secretaria de Educação e da Secretaria de Administração.

Veja a nota do governo do Acre na íntegra

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), informa que, após criteriosa análise dos fatos ocorridos durante a aplicação das provas no domingo, 1º de dezembro, e considerando o fato de a empresa contratada não ter fornecido os documentos relativos à etapa realizada, em especial aos fatos denunciados, decidiu pelo cancelamento da etapa do certame.

Será divulgado novo cronograma de etapas, a ser disponibilizado em breve.

A medida reflete o compromisso do Estado em garantir a transparência, a lisura e o cumprimento dos princípios que regem a administração pública.

Reafirmamos o compromisso com a realização de concursos públicos baseados na legalidade, moralidade e transparência.

Aberson Carvalho
Secretário de Estado de Educação e Cultura

Paulo Roberto Correia
Secretário de Estado de Administração