Uma mulher, cuja identidade não foi divulgada, foi presa no último domingo (1º) no município de Senador Guiomard, no interior do Acre, ao ser flagrada com 25 kg de cocaína.
Uma operação conjunta entre o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e a Polícia Militar, denominada Operação Protetor, resultou na apreensão dos entorpecentes durante uma fiscalização de rotina em um posto da região.
Na ação, as autoridades abordaram a suspeita dentro de um veículo. Durante a revista, os agentes encontraram uma mala contendo drogas.
Posteriormente, a mulher foi presa em flagrante pela Polícia do Acre e encaminhada à delegacia local, onde prestou depoimento sobre a cocaína e permanece à disposição da Justiça.
Ademais, em junho deste ano, a Polícia Civil do Acre incinerou mais de meia tonelada de drogas, avaliadas em R$ 6 milhões.
Operação Protetor
A Operação Protetor, parte das ações permanentes das forças de segurança, atua no enfrentamento ao tráfico de drogas e na proteção das fronteiras da região.
O delegado Rêmulo Diniz destacou a importância da iniciativa, bem como ressaltou seu papel estratégico no combate ao crime organizado. “Essa operação é um exemplo do compromisso das forças de segurança no combate ao crime organizado, especialmente em áreas fronteiriças”, disse.
Por outro lado, menos de 24 horas antes, outra ação ligada à operação resultou na prisão de um casal em Brasiléia, no interior do Acre. Eles transportavam cerca de 6 quilos de skunk, uma variação de maconha com alto teor de THC, e enviariam para Rio Branco.
Por fim, as apreensões refletem o trabalho contínuo das forças de segurança na repressão ao tráfico e na garantia da proteção das áreas de fronteira.