Uma criança de 1 ano e 9 meses, identificada como Murilo Menezes da Silva, morreu afogada em um igarapé na comunidade Santa Rita, localizada às margens do Rio Liberdade, na zona rural de Cruzeiro do Sul, no Acre. O incidente ocorreu no último domingo (1º).

De acordo com o registro da ocorrência, familiares da criança acionaram o 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros para realizar o resgate em uma área remota e de difícil acesso. Próximo à comunidade, uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) aguardava os bombeiros para realizar a perícia no local.

Diante das dificuldades logísticas, Antônio Menezes, sobrinho do pai da criança, auxiliou a equipe conduzindo-os em seu barco. Os bombeiros enfrentaram dificuldades para operar sua embarcação na região.

Ao chegarem à comunidade, os bombeiros do Acre constataram que o corpo da criança, que morreu afogada, já estava sendo velado por familiares e amigos.

Circunstâncias da morte

O pai, Valdecir da Silva Santana, recebeu orientações das autoridades. Posteriormente, os bombeiros encaminharam Murilo ao Instituto Médico Legal (IML) de Cruzeiro do Sul para a realização da autópsia.

Além disso, ainda não esclareceram as circunstâncias exatas do afogamento. A proximidade da residência com o igarapé e a falta de supervisão no momento do incidente dificultaram a identificação imediata do ocorrido.

Por fim, o tenente Rosenildo Pires enfatizou a necessidade de maior atenção às crianças em áreas próximas a corpos d’água.

“Então, fica o alerta para a população. As pessoas que moram em residências às margens do rio devem ter mais cuidado, principalmente aquelas que têm crianças, para que esse tipo de situação não volte a acontecer”, declarou.

Afogamentos no Acre

O número de afogamentos no Acre tem gerado preocupação. Isso acontece especialmente em épocas de chuva e estiagem, quando a interação com rios e igarapés tende a aumentar.

Nos últimos 15 dias, foram registrados quatro casos de mortes por afogamento no estado, reforçando a necessidade de atenção redobrada em regiões com intensa presença de corpos d’água.