Um homem identificado como Wilson Silva dos Santos Barros, de 43 anos, ficou ferido na noite da última segunda-feira (2) enquanto tentava ajustar os freios de um caminhão bi-trem boiadeiro, na Rua América Mateus, na Vila Albert Sampaio, em Rio Branco, no Acre.

Moradores da área relataram que ouviram gritos e pedidos de socorro. Ao se aproximarem, encontraram a vítima ferida ao lado do veículo e rapidamente acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Inicialmente, a equipe registrou o chamado como uma possível fratura exposta. No entanto, ao chegar ao local, os socorristas constataram que, embora o susto fosse grande, a vítima apresentava apenas uma provável fratura na clavícula e escoriações.

Ademais, no dia 20 de novembro, um homem morreu após as madeiras, que estavam sendo transportadas em um caminhão, esmagarem-no quando o veículo tombou na Estrada do Guajará, a cerca de 13 km de Cruzeiro do Sul, no Acre.

Problema nos freios do caminhão causou o acidente

Testemunhas informaram que Wilson mencionou que o caminhão estava com problemas nos freios. Ao tentar estabilizar o veículo, ele decidiu ajustar os freios debaixo do caminhão. Nesse momento, o veículo destravou e se movimentou, fazendo com que a parte traseira da carreta tombasse.

Wilson conseguiu escapar por pouco, evitando ser esmagado pela carroceria. Um socorrista do Samu, identificado como Carlos, detalhou que a vítima sofreu uma possível fratura na clavícula e algumas escoriações.

“Fomos acionados para uma ocorrência amarela com exposição óssea, mas, no local, verificamos que os ferimentos eram mais leves. Ele teve uma possível fratura na clavícula e algumas escoriações, pois, segundo ele, conseguiu escapar debaixo do caminhão”, disse.

A carroceria tombada bloqueou a Rua América Mateus até que motoristas de outros caminhões boiadeiros chegassem para auxiliar na remoção do veículo.

Caminhões causaram mais de 2 mil mortes em 2023

Em 2023, os acidentes de trânsito envolvendo caminhões nas rodovias federais brasileiras apresentaram uma taxa de letalidade quase o dobro. Esse índice foi registrado em sinistros com outros tipos de veículos.

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ocorreram 17.579 acidentes com caminhões, resultando em 2.611 mortes, o que equivale a uma fatalidade a cada 6,7 acidentes.

Por fim, quando considerados todos os tipos de veículos, a proporção foi de uma morte a cada 12 acidentes. Além disso, houve 67.658 ocorrências e 5.621 vítimas fatais.