Ícone do site Portal Norte

Treze detentos são flagrados tentando fugir de presídio; histórico do Acre chama atenção

Presos usariam corda para tentar escapar. - Foto: Divulgação/Iapen-AC

Uma tentativa de fuga envolvendo 13 detentos foi interceptada no Presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, no fim da tarde de quarta-feira (4), logo após o horário de visitas.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (5) pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC).

O plano foi descoberto no bloco 8 da unidade, onde os agentes penitenciários identificaram um buraco sendo escavado na parede. Também foi encontrada uma corda improvisada que seria usada na fuga. Todos os envolvidos serão submetidos a processos disciplinares.

Os oito foragidos do presídio em Cruzeiro do Sul. – Foto: Iapen

Histórico de fugas de presídios no Acre em 2024

Essa tentativa ocorre em um ano marcado por diversas fugas nas unidades prisionais do estado. Apenas no Presídio Manoel Neri da Silva, já foram registradas três ocorrências.

13 de abril: No mesmo presídio de Cruzeiro do Sul, 12 presos cavaram um buraco na cela. Quatro foram recapturados logo após a fuga, enquanto os outros oito seguem desaparecidos.

8 de agosto: Seis detentos do Complexo Penitenciário de Rio Branco fugiram durante a madrugada, quebrando uma parede que dava acesso à área de banho de sol. Três foram capturados em 15 dias, e outros três permanecem foragidos.

9 de setembro: Dois presos escaparam do Presídio Manoel Neri da Silva utilizando ferros da cela 12, no bloco 3, para fazer um buraco na laje. Entre os fugitivos estava Adelcivane Gomes de Azevedo, condenado a 35 anos por feminicídio, furto e ocultação de cadáver. Gomes foi encontrado morto seis dias depois, enquanto Azevedo segue foragido.

4 de novembro: Seis detentos fugiram do Complexo Penitenciário de Rio Branco. Até o momento, dois foram recapturados, e as buscas pelos outros quatro continuam.

25 de novembro: Fábio Roberto Marques Brandão escapou do Polo Moveleiro de Rio Branco, onde trabalhava com autorização. Ele foi recapturado três dias depois.

Sair da versão mobile