O nível do Rio Acre subiu 15 centímetros nas últimas 24 horas. Na quinta-feira (5), às 5h43, o rio marcava 2,84 metros.
Já nesta sexta-feira (6), no mesmo horário, o nível chegou a 2,99 metros, ficando a apenas um centímetro de atingir os 3 metros.
Apesar da elevação, o volume atual é inferior ao registrado no mesmo período de 2023, quando o nível alcançou 3,50 metros, resultando na segunda maior enchente da história.
O coordenador da Defesa Civil, coronel Cláudio Falcão, destacou que o volume acumulado de chuvas será determinante para avaliar o risco de enchentes este ano.
A previsão para os próximos dias aponta chuvas com probabilidade entre 60% e 80%. Essa condição pode influenciar diretamente o nível do rio neste início de temporada chuvosa e no futuro.
“Esse ano nós estamos com um acumulado de 520 a 530 milímetros, referente aos três últimos meses, outubro, novembro e dezembro. Em 2022, m acúmulo foi de 800 milímetros. Isso significa dizer que quanto mais chove no final do ano, menor é a enchente futura, mas como em 2022 choveu 800 milímetro nos últimos três meses e tivemos a terceira maior cota de todos os tempos, isso nos traz um alerta bastante sério, de que a gente pode ter sim, uma grande enchente o ano que vem”, disse o coordenador da Defesa Civil, Coronel Cláudio Falcão.
As informações são do portal ContilNet Notícias.
Alerta amarelo para chuvas e ventos fortes no Acre
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo para a região, válido de sexta-feira (6) até sábado (7), às 10h.
O aviso prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm por dia, além de ventos fortes, com velocidades de 40 a 60 km/h.
Os riscos associados incluem cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O que Significa o Alerta Amarelo?
O alerta amarelo indica uma situação meteorológica com perigo potencial.
Segundo o INMET, é essencial redobrar a atenção em atividades expostas a riscos climáticos, manter-se informado sobre as condições do tempo e evitar ações que possam colocar vidas em perigo.