O Governo do Acre divulgou nesta segunda-feira (9) o calendário de pagamento da segunda parcela do 13º salário e dos vencimentos de dezembro para mais de 56 mil servidores estaduais, incluindo ativos, aposentados e pensionistas.
Em apenas uma semana, o governo do Estado deve injetar mais de R$ 536,1 milhões na economia acreana. Este montante promete impulsionar o comércio local, favorecendo as vendas e os investimentos durante o Natal e Ano-Novo.
A segunda parcela do 13º salário será depositada no dia 23 de dezembro para todos os servidores, com crédito em conta disponível a partir do dia 21 para aqueles que possuem conta no Banco do Brasil.
Já os salários de dezembro seguirão dois cronogramas. No dia 27 de dezembro, aposentados e pensionistas receberão seus vencimentos.
Os servidores ativos terão os pagamentos liberados no dia 30, com o crédito disponível em conta no sábado, 28, para correntistas do Banco do Brasil.
Consulta ao contracheque
Os servidores podem consultar os valores dos vencimentos através da versão digital do contracheque, disponível no site oficial: www.contracheque.ac.gov.br.
“Os servidores públicos são os grandes diamantes do Estado e merecem todo o nosso reconhecimento pelos relevantes serviços que prestam à população do Acre. Com muito esforço e dedicação, o governo tem valorizado estes trabalhadores, não atrasando um dia sequer os salários e décimo terceiro do funcionalismo público”, declarou o governador Gladson Cameli.
O décimo terceiro salário
O 13º salário, também chamado de gratificação natalina, é um direito garantido por lei para trabalhadores com carteira assinada, além de alguns aposentados e pensionistas.
Ele equivale a uma parcela extra do salário, geralmente paga em duas partes, e serve para auxiliar nas despesas de fim de ano, como compras e viagens.
Quem tem direito ao décimo terceiro?
- Trabalhadores com carteira assinada: inclui todos que possuem contrato de trabalho formal, seja permanente ou temporário.
- Aposentados e pensionistas: alguns regimes previdenciários também oferecem esse benefício.