O detento José Edson Viana Macedo, de 43 anos, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (11) na cela 20 do pavilhão R, no Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco.
José havia dado entrada no presídio em 10 de outubro. Durante a contagem matinal dos presos nesta quarta, agentes perceberam que ele não respondia.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas os paramédicos apenas constataram o óbito.
Procedimentos e investigação
A área onde o corpo foi encontrado foi isolada para o trabalho da perícia. Não foram identificadas marcas de violência no corpo do detento.
Após os procedimentos iniciais, o corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exames que irão determinar a causa da morte.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), iniciou as investigações.
Agentes da Equipe de Pronto Emprego (EPE) também estiveram no local para levantar as primeiras informações.
Atendimento médico no dia anterior
De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), José foi atendido na Unidade Básica de Saúde do presídio na terça-feira (10) e encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco.
Após receber cuidados médicos e ficar em observação, ele foi liberado no mesmo dia.
O Iapen informou que José estava sozinho em sua cela no momento em que foi encontrado morto. As causas do falecimento só serão confirmadas após o resultado do laudo cadavérico.