Na tarde de quarta-feira (25), pelo menos 21 detentos tentaram escapar do presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Os presos cavaram um buraco na parede de duas celas, buscando uma rota de fuga.
Os policiais penais, ao notarem uma movimentação incomum no pavilhão, decidiram investigar. Durante a verificação, encontraram a passagem feita pelos detentos e os detiveram na área do banho de sol.
Em 2024, o presídio já registrou três tentativas de fuga, somando sete evasões bem-sucedidas em unidades prisionais do Estado neste ano.
De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC), os presos foram contidos e não conseguiram deixar a unidade.
O Iapen-AC informou que os detentos chegaram a sair das celas e estavam no banho de sol quando foram impedidos com o auxílio das forças especializadas DSOE, DPOE e DOC, além de uma guarnição da Rotam.
Outra tentativa de fuga
Em um caso semelhante, ocorrido no fim da tarde de 4 de dezembro, 13 detentos tentaram escapar do mesmo presídio após o horário de visitas.
Os agentes penitenciários descobriram um buraco sendo escavado na parede do bloco 8 e encontraram uma corda improvisada que seria usada na fuga.
Todos os envolvidos foram submetidos a processos disciplinares, conforme divulgado pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) no dia seguinte, 5 de dezembro.