O Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo, ligado à Polícia Civil do Acre, anunciou que os serviços eletrônicos e digitais oferecidos pelo sistema idpol.ac.gov.br estarão suspensos na próxima segunda-feira, 30 de dezembro de 2024.

A interrupção, voltada à modernização e manutenção dos sistemas operacionais, afeta diretamente a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

De acordo com o órgão, a paralisação faz parte de um plano estratégico para melhorar a qualidade e agilidade do atendimento em postos de identificação em todo o estado.

As equipes técnicas estão empenhadas em restabelecer os serviços o mais rápido possível, reduzindo transtornos para a população.

O governo estadual destacou que a modernização tem como objetivo fortalecer a segurança dos cadastros, ampliar verificações e minimizar casos de fraudes. Em âmbito nacional, mais de 13,4 milhões de CINs foram emitidas até o final de setembro, segundo dados do sistema de monitoramento do Governo Federal.

Acre lidera emissão da CIN no Brasil

Desde a implementação da nova Carteira de Identidade Nacional, em junho de 2022, o Acre tem se destacado no país pelo elevado número proporcional de emissões.

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram que o estado emitiu, até o dia 13 de dezembro, 196.789 documentos, alcançando 22,35% da população de 880.631 habitantes.

O maior número de emissões foi registrado entre jovens de 15 a 19 anos, evidenciando a procura desse grupo pela modernização do documento. A média mensal de emissões no estado chega a 6.348 unidades.