No último sábado (4), o Estado do Acre recebeu um reforço de 15 mil doses da vacina contra a Covid-19, em resposta ao aumento dos casos da doença.
A solicitação foi feita de maneira emergencial pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), ao Ministério da Saúde (MS), como parte das medidas para conter a disseminação do vírus e prevenir quadros graves.
Essas doses são destinadas exclusivamente aos grupos prioritários, que já têm um esquema de vacinação anual.
O estado, que já possuía 6.245 doses em estoque nos municípios, agora conta com um total de 15 mil unidades, que estão em processo de distribuição.
A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles, reforçou a importância da vacinação, destacando que ela é fundamental para proteger as pessoas mais vulneráveis ao vírus.
Quem deve receber a vacina?
Os grupos prioritários que devem receber a dose de reforço anual são:
- Idosos
- Gestantes
- Pessoas com comorbidades, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e pulmonares
- Imunossuprimidos, incluindo pacientes com HIV, hepatites, câncer e transplantados
- Povos indígenas
Crianças com idade entre 6 meses e 5 anos também estão incluídas no plano, no entanto, elas seguem um esquema de três doses iniciais, não precisando de reforço anual.
“Proteger os grupos prioritários é fundamental para evitar complicações graves e sobrecarga no sistema de saúde. Reforçamos a importância de que as pessoas elegíveis procurem os postos de vacinação”, disse a coordenadora do PNI.