Em 2024, o estado movimentou R$ 527,4 milhões em produtos exportados, registrando um crescimento de 90,6% em comparação com o mesmo período de 2023.

Os dados, divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, destacam o avanço econômico do estado.

Crescimento impulsionado por estratégias no agro e na indústria

A vice-governadora, Mailza Assis, ressaltou o compromisso do governo com iniciativas que impulsionam a produção industrial e fortalecem os setores agrícola e pecuário.

Ela destacou que o desempenho reflete o esforço conjunto para estimular riquezas no estado, beneficiando empresários e gerando mais empregos e renda.

Segundo Assurbanípal Mesquita, secretário da Seict, os números representam um aumento superior a 180% em comparação ao período anterior à atual gestão. Ele apontou que mais de 60% das exportações de 2024 foram provenientes da indústria de transformação, com destaque para:

  • Carne bovina: 24% do total exportado
  • Carne suína: 20%
  • Madeira: 7,2%

Mesquita atribuiu o avanço a decisões estratégicas que eliminaram gargalos sanitários, ampliando o potencial do setor produtivo.

Balanço de comércio do Acre. – Foto: Ascom/Seict

Relações comerciais com o Peru

A presidente da Agência de Negócios do Acre (Anac), Waleska Bezerra, enfatizou o aumento de 153,8% no volume de produtos vendidos ao Peru em 2024.

Ela creditou o resultado às ações de promoção lideradas pelo governador Gladson Cameli, em parceria com associações do setor produtivo, federações e a Assembleia Legislativa.