A ponte sobre o Rio Caeté, localizada no km 10 da BR-364, em Sena Madureira, interior do Acre, será interditada até sábado (18), conforme informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A decisão foi motivada por um deslocamento de 2,5 metros detectado ao longo dos últimos 15 anos, comprometendo a estrutura e a segurança do tráfego na região.

Por fim, no ano passado, o DNIT também realizou intervenções na Ponte de Tarauacá.

A ponte possui risco elevado de desabamento?

O superintendente do Dnit no Acre, Ricardo Araújo, ressaltou que a queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Tocantins e Maranhão, serviu como um alerta, por isso a estrutura será interditada.

Ele afirmou que classificaram a ponte sobre o Rio Caeté como “risco 1”, a categoria de maior perigo de desabamento. Isso ocorreu devido ao seu deslocamento e construção mista, predominantemente metálica.

De acordo com a Portaria nº 136, de 8 de janeiro, movimentos no talude da margem do rio têm gerado pressão nos apoios da ponte. Desde 2022, o Dnit intensificou o monitoramento da estrutura, após decretar situação de emergência.

Em 2023, foram realizados estudos detalhados, que identificaram deslocamentos horizontais nos pilares, com um aumento recente de 5 centímetros entre setembro e novembro de 2024. Diante disso, o órgão descartou reparos paliativos e decidiu pela construção de uma nova ponte.

O superintendente explicou que a estrutura atual será desmontada e a superestrutura metálica poderá ser reaproveitada em outra localidade.

O prazo estimado para conclusão da nova ponte é de 18 meses, com possibilidade de início das obras em junho de 2025, caso a licitação seja concluída em regime de emergência.

Quais são as alternativas para manter o tráfego?

Para manter o tráfego no trecho, alternativas estão sendo implementadas. Uma balsa com capacidade para até 300 toneladas já opera no local, sem custo para os usuários.

Além disso, será instalado um pontilhão em ambos os lados do rio, e o Dnit avalia a possibilidade de uso de uma ponte metálica cedida pelo Exército para veículos leves. Durante o verão, a balsa será adaptada para funcionar como ponte provisória, garantindo fluxo contínuo.

Por fim, a garantia de segurança e a preservação de vidas foram destacadas pelo Dnit como prioridades. O órgão também realiza ajustes nos acessos ao rio para melhorar a operação da balsa e evitar problemas de navegação.