A acreana Edilaine Germini, residente em Naperville, Illinois, nos Estados Unidos, utilizou as redes sociais para destacar a gravidade dos incêndios florestais que assolam a Califórnia.

Apesar de viver a cerca de 2 mil quilômetros do local, Edilaine chamou atenção para o contraste climático entre as regiões.

Em seu vídeo, publicado na última sexta-feira (10), ela mostrou as paisagens nevadas de sua cidade, com temperaturas de -3°C, e comparou à destruição causada pelo fogo no estado vizinho.

Enquanto Illinois está coberto de neve, a Califórnia enfrenta um cenário considerado apocalíptico, com incêndios devastadores sem pretendentes.

“Hoje é sexta-feira, 10 de janeiro de 2025, e o dia tá assim, tá nevando e tá a menos três graus. Eu sei que vocês devem estar acompanhando nos noticiários que o estado da Califórnia tá em chamas”, disse ela.

“É curioso, né? Aqui tá nevando e lá tá pegando fogo, muito triste”, reflete.

Incêndios em Los Angeles

Na mesma sexta-feira, o incêndio em Pacific Palisades, apontado como um dos mais destrutivos da história de Los Angeles, mudou de direção, aumentando ainda mais os riscos.

Os bairros de Brentwood e Encino receberam ordens de evacuação obrigatória, e moradores precisaram abandonar suas casas às pressas.

O Getty Museum, um dos principais pontos culturais de Los Angeles localizado em Brentwood, também foi ameaçado pelas chamas.

Até o momento, aproximadamente 153 mil pessoas permanecem sob ordens de evacuação obrigatória, enquanto outras 166 mil foram alertadas sobre a possibilidade de retirada, conforme informações divulgadas pelo chefe da polícia do Condado de Los Angeles, Robert Luna.

Estudantes da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) também tiveram que deixar o campus devido à proximidade das chamas.

O incêndio em Pacific Palisades já consumiu mais de 9 mil hectares, segundo o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire).

Ao todo, os focos de incêndio ativos na região destruíram uma área de aproximadamente 145 km², o equivalente ao tamanho da cidade de Miami ou 1,5 vezes a área de Manhattan, em Nova York. Até agora, apenas 11% das chamas foram controladas.